Anos 1990 – 2000
Suspensões
Nessa década, ADR distinguiu-se pela introdução de importantes mudanças na técnica construtiva de eixos agrícolas. Os técnicos da empresa compreendem que as atuais metodologias não conseguem satisfazer as crescentes demandas do mercado, que inclui capacidades sempre maiores, exigências de frenagem e velocidades cada vez mais elevadas, sem comprometer a estabilidade e a segurança.
ADR adquire a COLAERT ESSIUEX, uma empresa francesa especializada na produção de eixos, balestras e suspensões, para ampliar a sua gama de produtos e responder às novas exigências. Para além, ADR torna-se o primeiro produtor a introduzir cubos de ferro fundido esferoidal, solução hoje utilizada pela maior parte dos fabricantes, superando os limites construtivos da prensagem do aço. Essa corajosa escolha requer significativos investimentos e testes aprofundados, mas permite que ADR se torne o principal fabricante mundial de eixos agrícolas.
Ainda nessa década, assistimos à introdução no mercado de eixos autodirecionais, necessários para máquinas agrícolas com dois ou mais eixos equipados com rodas cada vez mais largas e maiores. Nesse âmbito, ADR torna-se protagonista com o desenvolvimento e industrialização de uma gama completa de eixos autodirecionais e direção comandada, com capacidades de carga compreendida entre 7 e 22 toneladas. A experiência de Colaert Essieux no projeto e fabricação de suspensões (boggie, tandem, tridem, quadrem), permite ao Grupo ADR oferecer soluções completas e prontas para a montagem em reboques agrícolas.